Para realizar o cancelamento de uma venda iremos utilizar o mesmo campo id-proposta.

Podemos cancelar uma venda através do endpoint solicitar cancelamento de venda por id para um cliente, ou através da seguinte requisição:

curl --location 'https://sagas.staging.180s.com.br/sagas/v1/vendas/$ID-PROPOSTA/solicitar-cancelamento' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--header 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' \
--data '{
    "motivo-do-cancelamento": "produto-nao-atende-a-necessidade",
    "tipo-cancelamento": "imediato",
    "dados-reembolso": {
        "metodo-pagamento": "pix",
        "pix": {
            "chave-pix": {
                "tipo-chave": "cpf-cnpj",
                "chave": "$CPF-VALIDO"
            }
        }
    }
}'

📘

Observação

Os dados bancários informados no campo dados-reembolso serão utilizados caso haja a necessidade de ressarcir o contratante do seguro.

Exemplo de resposta

{
    "id-cancelamento": "8f33f013-f5b5-40d9-9be0-226893ca175b",
    "instante-criacao": "2023-11-01T18:07:47Z",
    "instante-atualizacao": "2023-11-01T18:07:47Z",
    "status": "concluido",
    "id-venda": "e73a03fd-f290-4344-b828-2ca87056327c",
    "cancelamento-produtos": [
        {
            "id-produto": "678c7085-c445-4ba5-891a-1cd8fb9dda95",
            "numero-do-cancelamento": 9000102701,
            "valor-reembolso": 152.24
        }
    ]
}

Cancelamento informando última parcela paga pelo cliente

No momento do cancelamento é possível informar a última parcela do seguro que foi paga através do parâmetro ultima-parcela-para-baixa. Essa opção deverá ser utilizada nos cenários nos quais o pagamento do seguro não é gerenciado pela 180 e por algum motivo (exemplo: inadimplência) a última parcela paga difere da parcela vigente (parcela referente a data do cancelamento).

curl --location 'https://sagas.staging.180s.com.br/sagas/v1/vendas/$ID-PROPOSTA/solicitar-cancelamento' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--header 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' \
--data '{
    "motivo-do-cancelamento": "produto-nao-atende-a-necessidade",
    "tipo-cancelamento": "imediato",
    "ultima-parcela-para-baixa": 3,
    "dados-reembolso": {
        "metodo-pagamento": "pix",
        "pix": {
            "chave-pix": {
                "tipo-chave": "cpf-cnpj",
                "chave": "$CPF-VALIDO"
            }
        }
    }
}'

📘

Observação

  • Os dados bancários informados no campo dados-reembolso serão utilizados caso haja a necessidade de ressarcir o contratante do seguro.
  • A quantidade de parcelas que receberam baixa tem um impacto direto no reembolso, pois o cálculo tem como base o valor do seguro que foi pago até o momento do cancelamento.

🚧

Atenção

Para que seja possível enviar o campo ultima-parcela-para-baixa no payload de cancelamento, será necessário habilitar o envio desse campo nas configurações do produto que está sendo ofertado, sendo assim, caso essa opção seja necessária para sua integração, consulte a equipe da 180 para que seja analisada a viabilidade do envio dessa informação no cancelamento.