Para realizar o cancelamento de uma venda iremos utilizar o mesmo campo id-proposta.
Podemos cancelar uma venda através do endpoint solicitar cancelamento de venda por id para um cliente, ou através da seguinte requisição:
curl --location 'https://sagas.staging.180s.com.br/sagas/v1/vendas/$ID-PROPOSTA/solicitar-cancelamento' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--header 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' \
--data '{
"motivo-do-cancelamento": "produto-nao-atende-a-necessidade",
"tipo-cancelamento": "imediato",
"dados-reembolso": {
"metodo-pagamento": "pix",
"pix": {
"chave-pix": {
"tipo-chave": "cpf-cnpj",
"chave": "$CPF-VALIDO"
}
}
}
}'
Observação
Os dados bancários informados no campo dados-reembolso serão utilizados caso haja a necessidade de ressarcir o contratante do seguro.
Exemplo de resposta
{
"id-cancelamento": "8f33f013-f5b5-40d9-9be0-226893ca175b",
"instante-criacao": "2023-11-01T18:07:47Z",
"instante-atualizacao": "2023-11-01T18:07:47Z",
"status": "concluido",
"id-venda": "e73a03fd-f290-4344-b828-2ca87056327c",
"cancelamento-produtos": [
{
"id-produto": "678c7085-c445-4ba5-891a-1cd8fb9dda95",
"numero-do-cancelamento": 9000102701,
"valor-reembolso": 152.24
}
]
}
Cancelamento informando última parcela paga pelo cliente
No momento do cancelamento é possível informar a última parcela do seguro que foi paga através do parâmetro ultima-parcela-para-baixa. Essa opção deverá ser utilizada nos cenários nos quais o pagamento do seguro não é gerenciado pela 180 e por algum motivo (exemplo: inadimplência) a última parcela paga difere da parcela vigente (parcela referente a data do cancelamento).
curl --location 'https://sagas.staging.180s.com.br/sagas/v1/vendas/$ID-PROPOSTA/solicitar-cancelamento' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--header 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' \
--data '{
"motivo-do-cancelamento": "produto-nao-atende-a-necessidade",
"tipo-cancelamento": "imediato",
"ultima-parcela-para-baixa": 3,
"dados-reembolso": {
"metodo-pagamento": "pix",
"pix": {
"chave-pix": {
"tipo-chave": "cpf-cnpj",
"chave": "$CPF-VALIDO"
}
}
}
}'
Observação
- Os dados bancários informados no campo dados-reembolso serão utilizados caso haja a necessidade de ressarcir o contratante do seguro.
- A quantidade de parcelas que receberam baixa tem um impacto direto no reembolso, pois o cálculo tem como base o valor do seguro que foi pago até o momento do cancelamento.
Atenção
Para que seja possível enviar o campo ultima-parcela-para-baixa no payload de cancelamento, será necessário habilitar o envio desse campo nas configurações do produto que está sendo ofertado, sendo assim, caso essa opção seja necessária para sua integração, consulte a equipe da 180 para que seja analisada a viabilidade do envio dessa informação no cancelamento.